14 de abril de 2016

um texto negro


Eu estou tão cansada. Cansada de ouvir as pessoas rindo do meu cabelo, fazendo piadas da minha cor. Ver youtubers “de humor” fazendo blackface e seus queridos fãs tentando silenciar os negros que se incomodaram. Cansada de ver negro ignorante, negro racista. Cansada de ser chamada de escrava pela minha prima de 10 anos e todo mundo achar graça. Cansada de ver meninas alisando seus cabelos por acharem que o cabelo crespo “é feio”, “é duro”.

Porra! Eu to tão cansada e pior é que se eu reclamar, eu serei a errada. Eu serei a vitimista. É “mimimi”. “Ah, o mundo tá chato”. Sim, realmente! Que mundo chato esse que os privilegiados não podem nem oprimir mais né? Que mundo chato esse que as pessoas estão acordando e estão se dando conta de seus direitos, né?

É tão difícil sentir empatia, cara? É tão difícil olhar pro negro e ver que não é fácil ser negro? Que, por mais “arrumada” que você esteja se você entrar em uma loja e algum alarme disparar, eles irão logo até você? Sim, isso aconteceu comigo e eu era uma criança e estava com a minha mãe. E sabe quem tentou sair da loja com produto? Uma mina branca. Mas alguém desconfiou dela? Não! Porque ela é branca. Não é tão difícil de entender.

Não é difícil entender que a maioria da população marginalizada é negra, pois eles não receberam nenhuma outra oportunidade, não. Quando a escravidão foi abolida do Brasil, que por acaso só foi abolida por pressão da Inglaterra (princesa Isabel não salvou ninguém), isso não alunou o racismo não. Esses negros não tinham onde morar, aonde trabalhar. Foram para as favelas e tão lá até hoje. E aí, mudou o que? Nada. Eu continuo os vendo sofrendo. Continuo vendo a mulher branca, provavelmente de classe alta, segurar a bolsa dela com força quando meu pai olhou para ela. E você vem me dizer que eu to fazendo tempestade em copo de água?

Quem é você, hein? Que direito você tem de vir me silenciar? Quem você pensa que é para fazer isso? Sua opinião para o movimento negro não vale nada.

Dói né? Dói ver que as mina tão se empoderando. Dói ver que teu cabelo já não é mais o cabelo dos sonhos e que nós estamos cada vez mais nos fodendo para os seus padrões. Eu acho que dever doer. Por que antes vocês eram invejados, imitados, endeusados e agora vocês são o que? Um nada.
Porra, eu só quero ter orgulho da minha cor. É só pele. Eu só quero ter orgulho do meu cabelo. São só fios de células mortas. As pessoas querem se colocar acima das outras com coisas com coisas tão bestas... Mas foram essas coisas bestas que geraram séculos de sofrimento e luta de um povo. Mas pô, obrigada, viu? Se eu não tivesse passado por tudo isso eu nunca seria quem sou. 

Acordei hoje me sentindo feliz. Fui para o colégio com meu cabelo solto, minha raiz bem crespa, meu batom escuro e um sorriso no rosto. Sim, eu sou maravilhosa e não vou dixar que ninguém diga o contrário. E lutarei a cada dia mais para que mais mulheres, homens, gays, lésbicas, bi, pans, transssexuais negros se sintam assim. Nós somos maravilhosos, nossa cor é símbolo de luta. Vamos nos orgulhar disso.
a imagem eu peguei no google, não sei a quem dar créditos, se bem que tem créditos ali na imagem né, enfim créditos ao autor  

6 comentários:

  1. Cara, é foda. Quando as pessoas vão perceber que, como você disse, é só pele? Uma pele linda, por sinal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As pessoas estão mudando, aos poucos. Mas eu tenho certeza de que um dia essa realidade vai mudar ~eu sendo bem utópica~ ♥

      Excluir
  2. Quero te abraçar e nunca mais soltar. Como faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu te abraço aqui haha ~abraçando~ ♥

      Excluir
  3. Que texto poderoso! Consegui escutar a sua voz tão bem nesse texto, quase como um grito e tem tanta força nessas palavras! Pode acreditar que te abracei nesse texto inteirinho ♥ Tem pessoas que acham as piadinhas/atitudes racistas tão normais que chega a dar nojo. Você tem mais é que se expressar mesmo, pode colocar tudo pra fora sem se importar com que os outros pensam e ser você mesma sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabi, você é maravilhosa! ♥ Eu só tô cansada cara, deixa eu ser quem sou e vai vier tua vida. Sim, me dá um vontade louca de chorar quando vejo esse tipo de piada, esse "humor negro".
      com certeza, agora que eu encontrei minha voz, eu não vou me calar nunca ♥

      Excluir

Vai comentar? ☆*・゜゚・*\(^O^)/*・゜゚・*☆
Muito que bem, mas vamos ler algumas regrinhas antes? ♡
→ Por favor, não ofenda ninguém. Nem a mim, nem outro leitor. Este espaço é para expor suas opiniões e ideias sobre minhas postagens, não para disseminar ódio, ok?
→ Não irei seguir o seu blog só por você estar pedindo, irei visitá-lo e se gostar do conteúdo acompanharei.
→ ✿ Não faça comentários preconceituosos ✿
→ Acho que é só. Agora que entendeu tudinho, pode comentar.