1 de agosto de 2016

maluzinha e sua falta de amor próprio


sim eu mudei o título do blog de novo.

Ao procurar no Google “Como ser feliz?”, após um fim de semana de reflexão, você encontra nesses sites de autoajuda três dicas básicas para ter uma vida feliz: Ame a si mesmo e só assim conhecerá a si próprio e consequentemente será feliz.

Eu não sei se já contei aqui, mas eu tenho problemas de autoestima e falta de amor próprio e só para vocês entenderem um pouco da minha situação, antes de escrever esse texto eu me sentei diante do espelho e me fiz as seguintes perguntas:

“Luísa, quais são seus defeitos? ” 

Eu nem pensei direito, afinal essa era fácil. Então falei, as palavras foram fluindo calmamente. Você é egoísta, você é irresponsável, você não liga para nada, é desorganizada, você não estuda, você é rabugenta, você só quer as coisas para você, você é feia, ninguém gosta de você, você é chata, você não sabe fazer amigos, você é burra, você é tão magra que dá para contar os seus ossos, as pessoas sentem penas de você, ninguém te nota, ninguém sente sua falta, você é descartável... eu poderia continuar, mas é doloroso escrever isso. E esses são alguns dos meus defeitos, só alguns mesmo.

Depois disso eu me fiz outra pergunta:

“Luísa, quais são suas qualidades? ” 
Dessa vez eu tive que me esforçar bastante, mas até que saiu algo. Você é criativa, você atua bem (?????), você é alegre, você gosta de ajudar as pessoas quando elas precisam, você... ?????? Eu o quê??? Não sei. 

Eu realmente não sei como escrever um parágrafo falando apenas de minhas qualidades. Mas quando penso nos defeitos eu ouço a voz dos meus pais na minha cabeça, até algumas ações de amigos meus (não que eles façam algo para me machucar, talvez seja só algo da minha cabeça mesmo do tipo “essa tal amiga é tão bonita, por que eu não sou assim?”) e a minha mente mesmo me colocando para baixo. 

Eu penso por que eu não consigo ser feliz? Por que eu sempre tenho que me pôr para baixo? Por que eu sempre espero aprovação das pessoas? Por que eu não posso me achar bonita? Eu irei tentar me responder cada uma dessas perguntas.

Por que eu não sou feliz? O que me faz infeliz? 
Não ser reconhecida nas coisas que sou boa e ser atacada nas que eu sou ruim me deixa infeliz. Por exemplo: Quando mostro uma nota de uma redação para minha mãe e ela me responde “Com essas matérias eu nem me preocupo, mas cadê matemática?” ao invés de “Parabéns filha, depois quero ler a sua redação. O que seu professor lhe disse?”.
Ou quando não tiro nota boa nas matérias em que sou ruim por puro capricho meu e depois me crucifixo por isso. Por exemplo: “Tenho teste de física amanhã, mas eu vou ler um livro ou terminar a 10ª temporada de Supernatural”.

Quando meus amigos simplesmente ignoram minhas mensagens quando eu falo sobre meus sentimentos. Isso, na verdade, até que me foi bom para perceber que não devo depender emocionalmente de ninguém e que cada um cuida da sua vida e que a vida de cada um é mais importante. Minha vida deveria ser o mais importante para mim também. Cansei de sofrer pelos outros. 

Viver com o cabelo preso em um rabo de cavalo por estar passando por um momento de transição de volta ao meu cabelo natural (me deixa infeliz agora, mas eu tenho certeza de que valerá a pena). Minha raiz crespa já está até grandinha, eu já poderia cortar fora a parte alisada numa boa, mas eu não tenho coragem de cortar nessa altura, estou querendo por tranças.  

Não poder vestir certas roupas que eu gosto por ficar muito folgado na cintura ou pelo meu peito ser pequeno demais para tal blusa. 

Mentir para os meus pais sobre minha sexualidade e não poder compartilhar com eles meu medos, minhas descobertas ou ter algum apoio. 

Não ser correspondida pela primeira garota que eu gosto e, por isso, pensar que eu não mereço ser amada. Ou pensar que não sou boa o suficiente para ela. 

Por que eu sempre tenho que me pôr para baixo?
Por que a algumas das coisas que me deixam infeliz eu poderia mudar. Como estudar mais, por exemplo. 

Por que eu sempre espero aprovação das pessoas?
Não sei responder essa pergunta. Mas a cada dia algo cresce dentro de mim e quer se libertar desesperadamente e eu preciso fazer isso o quanto antes senão irei enlouquecer. Não quero mais ser este tipo de pessoa que eu sou, quero me empoderar de todas as formas e não liga para o que a sociedade nojenta diz. 

Por que eu não posso me achar bonita?
Por eu ser negra e ter cabelo crespo. Porque o meu físico não é padrão para a sociedade, apesar de eu ser muito magra. Porque quando eu era pequena meu sonho era ter meu cabelo liso. Por eu viver numa sociedade nojenta que a cada dia se empenha para destruir a autoestima de jovens negras e de outras minorias. 

Olha sites de autoajuda, eu to tentando mesmo me conhecer, de verdade. Mas é difícil, pois nada disso vem com um manual de instruções e eu vivo sendo tratada como a criança imatura e inocente. Esse processo de autoconhecimento é assustador para caralho, pois você descobre coisas que farão você sofrer (se descobrir como lgbt, por exemplo). Eu não poderia ter nascido uma mina branca, cis, hetero, rica e privilegiada? A vida seria mais fácil.

Eu não sei o que fazer para pensar diferente, não sei como me amar e se eu soubesse tenho certeza de que já cessaria essa infelicidade há tempos. Eu sei que eu tenho que correr atrás, as respostas não cairão do céu e nem ninguém irá se dar o trabalho de respondê-las. Mas, sei lá, eu to perdida e assustada. Eu tô assustada para caralho e não sei o que fazer. Eu só queria saber o que fazer, sabe? 

2 comentários:

  1. Sei. Sei muito bem o que quer dizer.
    Tenho os mesmos problemas pra encontrar coisas boas em mim, sempre que eu tento, palavras como "gorda, feia e anti-social" me vêm à mente e bloqueiam qualquer possível pensamento positivo que eu possa ter sobre mim. E essa coisa de se comparar com suas amigas, super entendo.
    Mas em alguns dias eu consigo gostar de mim, não me achar um total desperdício de oxigênio. O problema é que isso passa.
    Tava penando no que eu posso fazer pra ser feliz, a única solução na qual pensei foi: mudar.
    No primeiro momento soa ridículo, eu jamais deveria querer mudar quem eu sou. Pensei mais a fundo. E se essas mudanças fizerem parte de quem eu sou? E se elas não me afastarem de mim, mas me fizerem ser uma versão melhor de mim? É confuso, eu sei, mas tenta entender.
    Se quer assumir seu cabelo natural, corta a parte lisa.
    Se quer ir melhor na escola, esruda mais um pouco.
    Se seu corpo te incomoda, sei lá, pratique um esporte, encontre algo que te dê prazer e tente ficar mais bonita aos seus olhos. Sinta-se bonita.
    Eu tento se você tentar. E por favor, não diga que você é descartável e que ninguém te nota, é uma ótima forma de começar.

    Eu me importo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu queria muito responder esse comentário de forma bonitinha, mas ele mexeu comigo, de verdade. obrigada ♡

      Excluir

Vai comentar? ☆*・゜゚・*\(^O^)/*・゜゚・*☆
Muito que bem, mas vamos ler algumas regrinhas antes? ♡
→ Por favor, não ofenda ninguém. Nem a mim, nem outro leitor. Este espaço é para expor suas opiniões e ideias sobre minhas postagens, não para disseminar ódio, ok?
→ Não irei seguir o seu blog só por você estar pedindo, irei visitá-lo e se gostar do conteúdo acompanharei.
→ ✿ Não faça comentários preconceituosos ✿
→ Acho que é só. Agora que entendeu tudinho, pode comentar.